domingo, 21 de junho de 2015

A lei é o nosso código de conduta

Muitos seres humanos desrespeitam a lei para se beneficiar de algo que não lhes pertence obtendo uma vantagem em determinada situação ou lugar. Voce ve isto todo dia na TV e pode até se indignar com isto - e na maioria das vezes não agimos, apenas nos indignamos e muitas vezes nem isto. Mas quando vamos nos indignar ao observamos uma pessoa ocupando o espaço reservado para outro? Como voce se sente com isto? No onibus coletivo quando alguém senta em um lugar reservado para idosos ou deficientes ou grávidas e se recusa a deixar aquele lugar para quem o merece, como voce se sente? Como voce re-age? Reflitamos um pouco sobre isto para no fim, percebermos que até a nossa não indignação é egoísmo em alto grau manifestado como a SPP (sindrome de poncio pilatos). Esta sindrome foi descoberta por mim a muitos anos observando as pessoas e suas maneiras de reagir a uma fraude ou a um crime por menor que seja - elas lavam as mãos se eximindo de intervir em prol da justiça. Acho que nem acreditam mais na justiça. É verdade eu sei e voce sabe que a maioria das pessoas simplesmente "lava as mãos". E a quase totalidade o faz de caso pensado tentando burlar a sua consciencia (quando tem) dizendo a sí mesmo que "não há problema ou culpa em descumprir a lei sendo que não há ninguém vendo", ou: "eu é que não vou me meter com isto", ou "nada vai acontecer eu intervindo ou não", ou ainda: "Ah!, deixa pra lá".
E nas vagas de estacionamento reservadas por lei para idosos e pessoas com deficiencia muitos aparecem para ocupa-las sem estas características, ou seja, eles não merecem o benefício e mesmo assim o usufruem. Será que temos necessidade de ocupar o lugar do outro desta forma tão descarada?Porque não fazemos nada e se fazemos estamos errados aos olhos de todos e nos constrangemos em defender a lei? A SPP, que significa em poucas palavras lavar as mãos diante da injustiça pode ser pe cebida por voce, caro leitor, em muitas situações cotidianas. Será que a Sindrome de Poncio Pilatos está tão fortemente arraigada em nossas personalidades que nada abala nossa consciencia e nada nos faz re-agir diante da injustiça?
 A imagem acima mostra uma contradição que vemos em todas as partes do Brasil. O desrespeito à legislação de reserva de vagas especiais em estacionamentos: é tão comum que me sinto meio tolo de falar sobre isso e mostrar esta imagem. E na verdade meu texto serve pra identificar a SPP que é a mais evidente forma de não envolvimento social: ela aparece assim nas falas cotidianas: "Em briga de marido e mulher ninguem mete a colher". "Antes com ele do que comigo". "Não sei, não ví e tenho raiva de quem sabe". " Não é comigo, tanto faz". Sinto muito se estas frases, e outras frases evasivas fazem parte de seu vocabulário. Pense que tudo que plantamos vamos colher. o Que vamos fazer?

Um comentário:

  1. Olá, Moisés Dias, tudo bem ?
    Como está o nosso Estado do Maranhão.
    Estou sim, seguindo o seu blogue.
    Desejos de sucesso, para sua poesia ser publicada no meu blogue, basta, enviar uma para o meu e-mail ( josemariasouzacosta@gmail.com ) Certamente publicaremos. Só peço paciência, por que existe uma fila. Desde já um abraço do tamanho do Estado do Maranhão.

    ResponderExcluir