terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Como nasce uma pauta jornalística?

               A grande verdade é que a era Lula  na presidência da república elaborou um esquema de fabricação de culpados que até São Pedro está deixando de ser citado ou ser alvo de críticas quando o assunto é chuva ou enchente. A culpa sempre é de governantes que não sejam do pt ou seus aliados. E o que mais impressiona é que parece uma guerra religiosa de cunho maniqueista (o bem contra o mal). De todas as formas tentando diluir a comptência dos outros governantes em redes de intrigas e notícias construidas para enfraquecê-los. Por quê e como isso aconteceu? Inferimos que é resultado da falta de moral e ética implantadas pelo franklin martins no governo federal com relação à imprensa e os jornalistas, o que subisidiou a atuação semelhante de políticos em outras esferas do poder, ou seja, o Patrão queria mandar em tudo e pagava o preço que pedissem para publicar suas notícias. Os governadores fizeram "como o patrão fez". E agora chegou a vez dos prefeitos. Para quê isto foi criado? Ora, o objetivo é discriminar os "outros" como "maus governantes" e eles como "os bons", deturpando a realidade concreta - pois eles são bons é em criar mentiras.
             Vemos nos noticiários a preparação para as próximas eleições com um tipo específico de linguagem para dar ênfase aos erros governamentais quando eles são cometidos por partidários da oposição. E de outro lado, no entanto, se o governante é do lado "deles" a coisa muda: a culpa passa a ser do governante anterior( se for de oposição).
             De fato o que eu sei é que este fenômeno acontece em todo o território nacional e no Maranhão a sarneyzada se vangloria como precursores desta prática no Brasil. Pois bem, o Lula e o PT aprenderam direitinho com Painho José Sarney a dominar as mentes subalternas com pão e circo ou melhor, com propaganda e compra das pautas com a politização das notícias.


"O que você lê nos jornais e nos sites noticiosos não cai do céu, como as chuvas. A “pauta” nasce logo cedo; às vezes, no dia anterior." (Reinaldo Azevedo)
Leiam o post original do Reinaldo Azevedo em veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário