terça-feira, 4 de janeiro de 2011

D-eficiencia - o que isto significa?

       

             Pessoas com deficiencia são aquelas que apresentam alguma deficiência física, visual, auditiva ou mental, apresentando, por conta disso, necessidades específicas, que variam de pessoa para pessoa mesmo quando apresentam deficiencias similares. A deficiencia pode ser permanente ou temporária. Para melhor desenvolvermos a comunicação e a relação com estas pessoas esclarecemos aqui o significado de cada "deficiencia" tendo em vista também entendermos este universo.
  1. Deficiencia visual: É aquela que ocasiona restrições da capacidade de ver, podendo comprometer a interpretação sobre as condições de segurança, de orientação e de mobilidade.
  2. Deficiencia física: é aquela que obriga a pessoa a locomover-se, temporária ou permanentemente, com auxílio de muletas, cadeira de rodas, aparelhos ortopédicos, próteses ou meios desenvolvidos pela própria pessoa.
  3. Mobilidade reduzida: é a condição que faz a pessoa movimentar-se com dificuldade e ter a necessidade de apoio, variando de pessoa para pessoa.
  4. Deficiencia auditiva: É aquela em que a pessoa sofre restrições na capacidade de ouvir, com comprometimento da comunicação e interpretação.
  5. Paralisia cerebral - para alguns técnicos da área de saúde, não é considerada deficiência, mas pode causar deficiência, motora, auditiva, visual, mental ou múltipla.
  6. Deficiencia mental: É aquela deficiência que pode gerar confusão de idéias, falhas de decisão, de interpretação das condições de segurança, de orientação e de mobilidade no ambiente.


As informações contidas neste post foram retiradas de:
ROCHA, Marcelo Luchchesi. Relacionando-se com a pessoa com deficiência. in Apostila: Caderno de leitura complementar da Oficina de Educadores Sociais: Pão e Beleza. Disponível também em: (
http://uni.bb.com.br)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário